Simpósio 2018

  A programação do 10º Simpósio realizado pela Fatec Jaboticabal promoveu a integração de estudantes, pesquisadores e profissionais em assuntos da atualidade e inovação. Também visou divulgar trabalhos científicos nas áreas de atuação dos cursos da Fatec Jaboticabal.
  A abertura oficial do evento ocorreu no dia 23 de abril, às 19h30, no Centro de Convenções da Unesp e todas as palestras foram ministradas neste mesmo local.
Da mesa, participaram os coordenadores de cursos Julio Souza (Biocombustíveis) e Rose Duda (Gestão Ambiental), o vice-diretor da Unesp, Antonio Sergio Ferraudo, o Secretário da Indústria, Comércio e Turismo, José Vantini Júnior, representando o Prefeito, Sr. Antonio Carlos Ferraro, representando a comunidade externa e o diretor da Fatec Jaboticabal, Leonardo Lucas Madaleno.

  Estratégias para uma sociedade em transformação, foi o tema abordado pelo presidente da Coplana, Sr. José Antonio de Souza Rossato, que realizou a palestra de abertura.
Nos dias 24 e 25, antes das palestras, aconteceram apresentações de trabalhos orais, que foram selecionados por uma comissão científica, dentre os trabalhos inscritos no evento.
Seguindo a programação das palestras, no dia 24 de abril, as palestras foram: Matérias-primas alternativas para fins energéticos, ministrada pelo Prof. Dr. Azarias Machado de Andrade, que veio do Rio de Janeiro – UFRRJ e Certificações Ambientais utilizadas no setor sucroenergético, proferida por Maria José Almeida de Almeida, da Usina Santa Adélia.
Já no dia 25, fomos prestigiados pelo Prof. Dr. José Carlos de Lima Junior, sócio diretor da MARKESTRAT, que tratou do Planejamento estratégico aplicado a cadeia de alimentos, Agrobusiness e bioenergia e, para finalizar a programação das palestras, a Profa. Dra. Maria Benincasa Vidotti, docente da unidade, nos explicou sobre Biorremediação: tecnologia limpa para recuperar ambientes poluídos.

  Durante o evento, um dia é destinado a apresentação de trabalhos em formato de pôster. Neste ano foram apresentados 62 trabalhos, entre revisões bibliográficas e trabalhos científicos, no dia 26 de abril. Somente os trabalhos científicos serão publicados na Revista Ciência & Tecnologia.

  Continuando as atividades do último dia de Simpósio (26), foram realizados minicursos simultâneos sobre temáticas da atualidade de Biocombustíveis e Gestão Ambiental, com profissionais advindos do mercado de trabalho.
1 – Utilização de bases para buscas de patentes no setor energético e ambiental - Sra. Aline Schraier de Quadros - HQ Advisory
2 – Produção de biogás da vinhaça de cana-de-açúcar - Eng. Quím. Henrique Ziani de Cerqueira Luz - Usina São Martinho
3 – Aplicação de enzimas na síntese de biodiesel - Profa. Dra. Ariela Veloso de Paula - Departamento de Bioprocessos e Biotecnologia (Unesp de Araraquara)
4 – Educação ambiental e as contribuições da Usina Santa Cruz com o meio ambiente - Sra. Ariane de Almeida Prestes - Centro de Educação Ambiental (CEA da Usina Santa Cruz)
5 – O Processo de fabricação de cerveja - Sr. Marcos André Lopes de Sousa - Cervejaria Satélite

  E, encerrando nosso Simpósio de 2018, ocorreram as premiações.

  Como tem acontecido nas últimas quatro edições do evento, o Concurso de Fotografia premiou nas 3 categorias.

  E com certificado de Honra ao Mérito, os premiados dos trabalhos apresentados foram:
- Apresentação oral - Denis Silva Santos - “PRODUÇÃO BIOGÁS EM REATOR UASB EM SÉRIE TRATANDO VINHAÇA E TORTA DE FILTRO”.
- Revisão bibliográfica - Marcelo Henrique Armoa, - “FILTRAÇÃO TANGENCIAL POR MEMBRANAS CERÂMICAS APLICADA À TECNOLOGIA DE BIOCOMBUSTÍVEIS E AMBIENTAL”.
- Trabalho científico, com um empate surpreendente - Elisangela Pulcini Jacob - “EFEITO DO TRICHODERMA SPP. SOBRE ESCLERÓDIOS DE SCLEROTINIA SCLEROTIORUM NO SOLO” e Fernanda Aparecida Arzani - “RECUPERAÇÃO DO PALÁDIO DE MEMBRANAS COMPÓSITAS”.  
  Simpósio é uma ação necessária, para que o conhecimento gerado seja em benefício de todos. O evento começou em 2008, idealizado pela primeira diretora da unidade, Profa. Isabel Buttignon, com o nome "SEMANA DE TECNOLOGIA DO CURSO DE BIOCOMBUSTÍVEIS DA FATEC-JABOTICABAL", e foi promovido, com este nome, até 2012.
A partir de 2013 passou a se chamar Simpósio de Tecnologia Sucroenergética e de Biocombustíveis, e em 2018, completando 10 anos e com a abertura do curso de Gestão Ambiental, recebeu o nome de Simpósio de Tecnologia Ambiental e de Biocombustíveis.


  O evento contou com o patrocínio da Socicana, CIEE, Sicredi, Grupo Stéfani e CNPq, e com apoio de Mandubim, ACIAJA, Milkshake do Bebê e RV Artes.


  Agradecimento especial à todos profissionais, docentes, funcionários e alunos da comissão que se empenharam na realização e organização deste evento.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário