Pular para o conteúdo principal

Vantagem de ser Tecnólogo

Escolher uma carreira profissional envolve muitas decisões, como o que estudar, escolher a instituição, curso presencial ou a distância, se o turno será manhã ou noite… São muitas opções! 

Para tentar uma graduação é preciso ter concluído o Ensino Médio. Então, o candidato precisará participar do processo seletivo da instituição, o Vestibular. E uma das primeiras decisões que precisamos tomar é se o curso será Bacharelado, Licenciatura ou Tecnológico. Mas você sabe quais as diferenças entre eles?


As modalidades Bacharelado e Licenciatura, são as mais tradicionais. Em ambas, ao terminar o curso o aluno receberá um diploma de faculdade, de bacharel ou de licenciado. Com o diploma de graduação em mãos, é possível fazer cursos de pós-graduação e MBA.
Os cursos têm, em média, duração de 4 a 5 anos (podendo chegar até 8 anos) e oferecem amplo conhecimento teórico e prático da área escolhida. Ou seja, o bacharel tem formação bastante ampla e o licenciado o foco da formação é acadêmica, voltada para formação de professores.
São milhares de opções de cursos de bacharelado, como Direito, Medicina, Enfermagem, Administração, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Arquitetura e Urbanismo e muitos outros, oferecidos nas modalidades Presencial e EaD. O mesmo para os cursos de licenciatura, como Biologia, Matemática, Português e outros.

A modalidade que está ganhando força, é a graduação Tecnológica. O curso dura de 2 a 3 anos e possui foco no mercado de trabalho. Assim como nos cursos de graduação, os alunos que concluem também recebem um diploma de faculdade, formando-se Tecnólogos. Que, também, são alunos qualificados a cursarem, posteriormente, pós-graduação e MBA.


Ressaltamos que os cursos são mais específicos, voltados para as demandas do mercado de trabalho e as opções de cursos abrangem as seguintes áreas: apoio escolar; gestão e negócios; hospitalidade e lazer; informação e comunicação; produção cultural e design; produção alimentícia; controle e processos industriais; produção industrial; infraestrutura; ambiente e saúde; recursos naturais; militar; e segurança.
As graduações tecnológicas são igualmente reconhecidas pelo MEC, tanto na modalidade presencial quanto a distância (EaD).


Assista o vídeo em que o Diretor da Fatec Jaboticabal, Leonardo Lucas Madaleno, fala um pouco sobre o assunto e fica a dica sobre as graduações!


Fonte para construção do texto  – Site querobolsa.com.br; matéria “Qual a diferença entre graduação, tecnólogo e curso técnico?” por Adriana Nakamura em 15/02/17.
Imagens – banco de imagens gratuito - freepik

Comentários

Melhores do Mês

Encerramento do mandato do Coordenador de Biocombustíveis

Após 4 anos de dedicação fortalecendo nossa instituição, chega o momento do encerramento de seu mandato de Coordenador do curso de Tecnologia em Biocombustíveis.   São 4 anos, mas a impressão é de que tudo começou ontem. Julio Cesar de Souza, formado em Engenharia Elétrica, entrou na Fatec Jaboticabal no segundo semestre de 2009, como docente da disciplina de Máquinas e Equipamentos, mas apenas em março de 2010 teve seu contrato definitivo como docente da unidade.
  Em agosto de 2014 foi eleito Coordenador de Curso, sendo credenciado a ocupar tão importante função, onde era de sua responsabilidade a supervisão sobre instalações, parte pedagógica, qualidade das aulas, e assim o fez, e o que era de se esperar, foi reeleito para um novo mandato em 2016.
  Por esta unidade, Julio enfrentou alguns desafios, desempenhava o papel motivacional para professores e alunos, por meio de atitude estimuladora e proativa. E não se limitou apenas neles, sempre participativo, consultava os funcionários s…

Vagas Remanescentes - Oportunidade de um diploma no Ensino Superior

Atenção, muita atenção!
  Este comunicado é para você que deseja obter um diploma de nível superior.  E se este diploma for de uma Faculdade Pública muito respeitada no Brasil e exterior, com mais de 82.000 alunos matriculados?   Pois bem, estamos falando da Faculdade de Tecnologia de Jaboticabal (FATEC).
  Você que está cursando uma faculdade particular (isto mesmo, pagando mensalidades) mas, deseja cursar uma faculdade pública (sem mensalidades), essa é a sua grande oportunidade de conquistar um ensino superior gratuito com qualidade e excelência.
  A Faculdade de Tecnologia (FATEC Jaboticabal) comunica que o período das inscrições para vagas remanescentes será do dia 02 de julho até às 17h do dia 11/julho (retificado).
  Especificamente na FATEC Jaboticabal as vagas oferecidas são: Curso Turno Tecnologia em Biocombustíveis Manhã
  De acordo com o Edital, o preenchimento destas vagas poderá ocorrer por: 1.Transferência de aluno de outra Instituição de Ensino Superior; 2.Portadores de Diploma d…