Encerramento do mandato do Coordenador de Biocombustíveis


 Após 4 anos de dedicação fortalecendo nossa instituição, chega o momento do encerramento de seu mandato de Coordenador do curso de Tecnologia em Biocombustíveis.
  
  São 4 anos, mas a impressão é de que tudo começou ontem. Julio Cesar de Souza, formado em Engenharia Elétrica, entrou na Fatec Jaboticabal no segundo semestre de 2009, como docente da disciplina de Máquinas e Equipamentos, mas apenas em março de 2010 teve seu contrato definitivo como docente da unidade.

  Em agosto de 2014 foi eleito Coordenador de Curso, sendo credenciado a ocupar tão importante função, onde era de sua responsabilidade a supervisão sobre instalações, parte pedagógica, qualidade das aulas, e assim o fez, e o que era de se esperar, foi reeleito para um novo mandato em 2016.

  Por esta unidade, Julio enfrentou alguns desafios, desempenhava o papel motivacional para professores e alunos, por meio de atitude estimuladora e proativa. E não se limitou apenas neles, sempre participativo, consultava os funcionários sobre projetos e melhorias. Uma pessoa que ouvia opiniões, sem classificações.

  Saiu pelas ruas divulgando a Fatec, se empenhando em mostrar as vantagens e diferenciais de nossa unidade pela comunidade afora. Nunca fez corpo mole, era comum vê-lo “pendurado por aí” pregando faixas e placas, como também “pregou” o que fosse preciso para manter a unidade em ordem e evolução.


 Sempre solidário e com pequeno gestos e lembretes reconheceu o trabalho de todos que compõe nosso universo acadêmico. Como esquecer do pãozinho quente logo cedo seguido do bordão: “É simprão”!

  E hoje, só temos a agradecer a este cara “simprão”, um verdadeiro mestre, um verdadeiro coordenador, uma pessoa que muitas vezes sacrificou seu tempo com a família para enfrentar de peito aberto e lança na mão as dificuldades de sua função.


 “O que dizer desse professor? Andei muito por aí e conheci vários tipos de professores, cada um com seu jeito e características. Fiquei na Fatec por 3 anos e fiquei muito feliz pela amizade que construí com cada professor. Mas falando de Julio (que apelidei de Xuxa), foi maravilhoso conhece-lo, sempre tão bacana e nos tratando tão bem que nos sentíamos parte de sua família. Seu riso contagia, participava das nossas festas, fazia palhaçadas, mas sempre sendo um grande amigo, companheiro e um excelente professor. Que deus lhe abençoe nesta nova jornada! De coração, com todo carinho e respeito.” (Valquiria da Conceição Gabriel - aluna)

  É um ciclo que se encerra, abrindo espaço para o inusitado. E o mais importante é que você, Julio, tenha consciência do dever cumprido, a certeza de que, com todos os erros e acertos, fez o que estava a seu alcance. Cuidou de seus docentes, seus alunos, seus colegas de trabalho e do curso de Tecnologia em Biocombustíveis, que lhes são, tenha absoluta certeza, muito gratos.
  A partir do dia 04 de agosto de 2018, o bastão que você tanto honrou será entregue a outro grande profissional, o Celso Antônio Jardim.


  Para finalizar uma trajetória como esta, que deixou uma marca indelével em nossos corações e mentes, um singelo poema de Antoine de Saint-Exupéry:

“Aqueles que passam por nós
Não vão sós
Não nos deixam sós
Deixam um pouco de si
Levam um pouco de nós.”

  Nossos maiores agradecimentos a você... professor, coordenador, colega, companheiro, profissional, amigo, pai... parabéns, Julio!



Fotos - Divulgação e Comunicação Fatec Jaboticabal / Alunos e Docentes

Comentários