Visita Engenho de Cachaça Artesanal


  Os alunos da disciplina de Processos Fermentativos e os docentes Claudenir e Celso, juntamente com a Profa. Me. Rita de Cássia Vieira Macri, visitaram o Sítio São Francisco em Guarapiranga, SP, onde está localizado o Engenho de Cachaça Artesanal Vanalli.

  De acordo com o aluno Laercio Nei de Oliveira, os alunos se sentiram presenteados com essa visita técnica, onde puderam obter mais conhecimento de como são produzidas as cachaças envelhecidas desde a matéria prima até o processo final de envelhecimento. E descreve essa experiência com o que viu e ouviu do proprietário do engenho, Sr. Vanalli:



  “O Sr. Vanalli começou nos mostrando como é feito o corte da cana, onde as pontas são descartadas e se aproveita apenas o corpo. A colheita selecionada e o transporte são feitos com o máximo de cuidado para não trazer impurezas até a moenda. Depois de todo o processo de moenda, o caldo segue para o processo de fermentação onde recebe a adição da levedura que irá transformar o açúcar contido na cana em etanol. Depois da fermentação, a próxima etapa ocorre na torre de destilação. A cachaça destilada segue para análise e depois é armazenada em barris de carvalho para o envelhecimento e, por fim, a fase de embalagem. E tudo isso ocorre artesanalmente com uma produção limitada a cada dois anos. Como também produzem cachaças envelhecidas de 02, 06 e 10 anos em barris. ”

 Como podem observar no relato do aluno, este engenho se torna um grande colaborador como complemento da disciplina de fermentação.


 

  A família Vanalli, de origem do norte da itália, desde 1985 vem produzindo e aperfeiçoando a produção da genuína cachaça artesanal. São reconhecidos mundialmente com seu mercado nacional e internacional, por isso o cuidado redobrado no controle de qualidade da matéria-prima e do processo de produção.
  Suas cachaças possuem diversos prêmios, alguns deles são:

-Concours Mondial Bruxelles 2014 - cachaça Vanalli envelhecida - Medalha de prata
-V Concurso Paulista de Cachaça de Alambique - 2009, a cachaça Vanalli envelhecida consagrou-se com o 1º Lugar, no concurso realizado pela UNESP de Araraquara.
-I Concurso Paulista de Cachaça Artesanal - 2004, consagrou a inconfundível cachaça Beija-Flor como a melhor cachaça artesanal na categoria Envelhecida.
-I Festival de Cachaça Cabana Caipira – Concurso Nacional - 2004, declarou a cachaça Beija-Flor a 1ª melhor cachaça na categoria Gustativo e 3ª melhor cachaça na categoria Geral.
-II Concurso Paulista de Cachaça de Alambique - 2006, premiou a cachaça Beija-Flor Branca como a 3ª melhor cachaça artesanal na categoria Não Envelhecida.


  A Profa. Rita, agradece imensamente a família Vanalli pela ótima recepção e oportunidade de proporcionar conhecimentos técnicos a seus alunos.



Fotos - Cedidas pelos alunos que participaram da Visita Técnica

Comentários