Aluno da Fatec participa do XXV Simpósio de Plantas Medicinais


   O XXV Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, organizado pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID) da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo realizado nos dias 6 à 9 de setembro de 2018 no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, teve como tema principal a necessidade urgente de pesquisa, manipulação, produção, aproveitamento adequado e conservação das plantas medicinais utilizadas em território nacional. Além disso, está sendo dedicada atenção especial aos fitoterápicos, que lentamente conquistam seu lugar.


  Convidados de diversas instituições, nacionais e estrangeiras, apresentaram e debateram aspectos relacionados à história natural, cultivo, melhoramento, controle de qualidade, etnobotânica, etnofarmacologia, fitoquímica, farmacologia e saúde pública, entre outras áreas de investigação, em conferências e mesas redondas que ocorreram ao longo dos três dias de evento. Houve também, apresentação de pôsteres e lançamento de livros.

    Nosso aluno, Reginaldo Gonçalves da Rocha, formado no primeiro semestre de 2018 no curso de Biocombustíveis, participou com a Dr. Profa. Mariana Frigieri Salaro, do XXV Simpósio. Juntos, desenvolveram uma pesquisa por 3 anos, no qual o objeto de estudo envolve o uso de plantas e extratos vegetais no controle de micro-organismos na fermentação etanólica da produção do Etanol, porque atualmente são usados antibióticos que, além de terem problemas ambientais, também deixam resíduos na levedura a impedindo de ser vendida, ou seja, inviabiliza o comércio posterior da levedura.


  Com as plantas, se tem um método natural de controle, e durante os anos de estudo, observaram que elas ajudam na redução da contaminação e não altera os parâmetros da fermentação, sendo uma boa opção para as usinas. Novos testes continuam sendo realizados para confirmar essa ação e viabilizar a geração de um produto inovador.

  O aluno Reginaldo, que atua na área profissional de seu curso, trabalha na Usina de Pitangueiras. Sempre dedicado, esforçado e comprometido com a faculdade, principalmente em manter o vínculo de faculdade com mercado de trabalho, se sentiu prestigiado por todos esses anos de aprendizado, aprimoramento e total evolução acadêmica.

  Ao longo do seu curso, participou de cinco eventos: Congresso Brasileiro de Microbiologia Agrícola e agropecuária 2016, Simpósio de Tecnologia 2016 e em 2018, Jornada Paulista de Plantas Medicinais 2017, e este XXV Simpósio em 2018.

  Sua orientadora, a professora Mariana que atualmente é docente da disciplina de microbiologia, diz:
Um aluno muito esforçado e comprometido com sua pesquisa, o que agrega mais valor a faculdade e também ao mercado com a criação de um produto inovador. Recebeu com grande mérito uma menção honrosa no evento Jornada Paulista pelo trabalho realizado. Agradeço por orientar alunos assim, profissionais e inovadores.”


A Fatec Jaboticabal parabeniza nosso aluno Reginaldo por todo seu empenho acadêmico e agradece toda orientação de nossa docente Profa. Dra. Mariana. Parabéns e que venham novas descobertas e méritos.



Fotos - Cedidas pela Profa. Mariana



Comentários