Todos pela vida - Setembro Amarelo


   O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida, Conselho Federal de Medicina Associação Brasileira de Psiquiatria, com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

    A primeira medida preventiva é a educação. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas que contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade. 

    É fato que o suicídio é um fenômeno complexo, de múltiplas determinações, mas também é um ato de comunicação. Quem se mata, na realidade tenta se livrar da dor, do sofrimento, que de tão imenso, parece insuportável. 


    Pensando na força das palavras, a aluna Beatriz Araujo Barela, vinha algum tempo querendo aplicar uma ação de incentivo ao amor próprio, e nesta quarta-feira (11/09), colocou em ação.



Aluna Beatriz Barela
    VOCÊ TEM VALOR
  Bloquinhos de papéis e uma caneta são os materiais que se precisou nesta ação. Recados foram colados no espelho dos banheiros dos alunos, com mensagens anônimas de incentivo a vida. Um simples elogio ou uma frase de incentivo pode melhorar o dia de alguém.

   Confira o depoimento da Beatriz sobre a importância de uma frase positiva.



  Confira o depoimento do José Alfredo, presidente do Diretório Acadêmico:


QUER CONVERSAR?
Mesmo que você não tenha certeza de que precisa de ajuda, não tenha receios em entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida, que conta com voluntários à disposição.

Acesse em: https://www.cvv.org.br/quero-conversar/



Fonte: www.setembroamarelo.org.br - Fotos: alunas da unidade - Comunicação Fatec Jaboticabal

Comentários