Vamos falar sobre o Teams?


Sobre o Microsoft Teams

   Um aplicativo de bate-papo em grupo que permite o gerenciamento de diversas conversas em um único ambiente de controle. Foi desenvolvido para facilitar a comunicação e promover a colaboração entre as equipes da empresa/ensino.
   Esse recurso pode ser utilizado por diversas organizações, mas no contexto educacional, ele vem provando ser uma forma poderosa de ajudar alunos e professores a trabalharem em colaboração e de forma mais dinâmica.

Uma nova experiência de aula

   Com a situação atual e a impossibilidade de aulas presenciais, muitas unidades estão se adaptando as aulas via remota para garantir que a vida acadêmica continue. O Centro Paula Souza não foi diferente, utilizando o Teams para as Etecs e Fatec.

   Estamos rodeados de ferramentas fantásticas para melhorar a experiência do aprendizado. O programa Teams tem sido um excelente aliado para garantir a continuidade no ensino e aprendizado.

   Ele permite que professores e alunos se comuniquem em grupos ou individualmente. Com o recurso “Canais”, os professores podem criar subcategorias dentro de cada equipe. Isso é especialmente útil para armazenamento de arquivos, projetos especiais ou um assunto específico.

   Os usuários podem realizar videoconferências ou participar de discussões em vídeo. Os professores podem compartilhar anotações e arquivos para a turma inteira.

Fatec Jaboticabal e o Teams


   Docentes e alguns funcionários da unidade passaram por dias de treinamento, se preparando como puderam para dar todo suporte necessário aos alunos.

   Desde o dia 04 de maio as aulas estão sendo ministradas via remota pelo Teams. Algo novo para a maioria, alunos e professores em suas casas e aula sendo ao vivo.

    De acordo com o docente Fernando Bataghin, dar aula em tempos de pandemia impulsiona à descoberta de novas maneiras de construir o conhecimento.  Em um momento inicial, quando soube que as aulas seriam on-line pelo Teams, a preocupação era a preparação de materiais. Depois que as aulas começaram, alguns alunos tiveram certa dificuldade técnica e principalmente ao acesso à internet, gerando apreensão se a aula via remota daria certo.
    Mas o professor acredita na construção do conhecimento de forma colaborativa, a participação dos alunos é muito importante sendo esse o principal desafio. Nas aulas presenciais, se pode ver as expressões dos alunos, ter certeza se estão ou não entendendo, se realmente estão externando suas dúvidas/dificuldades, com certeza foi e está sendo a parte mais instigante. Passadas duas semanas, fomos evoluindo juntos, professor e alunos, com o mesmo objetivo.
    Positivamente, alunos que faltavam em aulas presenciais passaram a assisti-las pelo Teams. No entanto alguns alunos parecem ter "vergonha" de apresentar suas contribuições, expressar suas dúvidas, ideias, opiniões, etc. Isso sugere que ainda temos um caminho pela frente no aperfeiçoamento da forma de trabalho com as aulas online. Apesar disso, a experiência está sendo muito interessante e produtiva, tendo certeza de que juntos atravessaremos essa fase construindo conhecimento.

Experiência das aulas pela aluna do curso de Marketing: Egléia Martins Gonçalves
"Quando soube que as aulas seriam on-line, fiquei muito preocupada. Pois já tentei fazer faculdade EaD e não funcionou muito bem pra mim, não consegui ter a disciplina necessária para estudar, mesmo podendo escolher o melhor horário. 
A plataforma Teams está me surpreendendo. Sinceramente não esperava ser desse jeito, imaginava como o EaD, e na verdade é uma ferramenta maravilhosa, permite interação entre professor e alunos, tirar dúvidas, não tem aproximação física, mas chega muito perto disso!
Realmente uma experiência maravilhosa!"


Dúvidas sobre como acessar o Teams - Etec/Fatec


   Consulte a página Duvidas Aulas Online do CPS e veja a cartilha e tutoriais em vídeos, desde a instalação até o ambiente do aluno.


OUTROS TUTORIAIS:



Texto e Edição desenvolvido por Comunicação Fatec Jaboticabal - Referências:
Site Softline – Microsoft teams: entenda o que é e como funciona
Site pplware – COVID-19: como usar o teams da Microsoft para aulas e reuniões online
Imagem 1 – Site Sothis.tech  |  Imagem 2 – Site Microsoft  |  Imagem 3,4, 5 e 6 – Imagem de aulas cedidas de docentes - *Alunos com uso de imagens autorizadas.  |  Imagem 7 - Site CPS

Comentários