Projetos Internacionais - ARinter

 


   
As Relações Internacionais representam condições fundamentais para o desenvolvimento institucional e dos cidadãos, em especial, quando se trata da temática educacional, com relevantes aspectos científicos e tecnológicos. Torna-se essencial conhecer experiências de outros países, buscando o diálogo entre culturas, permitindo a compreensão das diferenças, a troca de conhecimentos e o estímulo à solidariedade e à cultura da paz.

     A Assessoria de Relações Internacionais (ARInter) é responsável por coordenar os projetos de internacionalização do Centro Paula Souza.


     A ARInter é composta de 6 Núcleos:

-Núcleo de Mobilidade Acadêmica/Intercâmbio;

-Núcleo de Capacitação Técnica Internacional, Núcleo de Eventos Culturais e Científicos;

-Núcleo de Comunicação;

-Núcleo de Políticas Linguísticas;

-Núcleo Administrativo, que oferece apoio administrativo a todas as ações propostas.


     São oportunidades para alunos, docentes e administrativo de Etecs e Fatec participarem de projetos de internacionalização com desafios culturais e vivência multiculturalismo que podem ser através de uma plataforma online ou uma viagem de intercâmbio.

     Atualmente, a complexidade do contexto global requer a formação de profissionais com visão geral de mundo, mas, ao mesmo tempo, com habilidades específicas. Essa realidade gera necessidade de mudanças nos projetos educacionais, referentes à formação de trabalhadores que atendam a este novo panorama mundial, relacionado ao processo de globalização.

     Dessa forma, são muito importantes os benefícios gerados pelo intercâmbio de alunos, professores e técnicos administrativos com instituições parceiras de outros países. Além disso, os projetos de cooperação internacional permitem um conhecimento mútuo em pesquisas, o desenvolvimento de tecnologias, sistemas de ensino e formação pedagógica, além de gerar visibilidade internacional às ações do Centro Paula Souza.


      As instituições com as quais a Assessoria de Relações Internacionais do Centro Paula Souza tem acordos estão divulgadas no menu Acordos no site oficial.


     Além desses acordos, também possui convênio com o Santander Universidades que oferece bolsa auxilio e bolsas de estudos internacionais.


   A Fatec Jaboticabal é a responsável da região 9, tanto pela divulgação, quanto em ministrar o curso on-line voltado ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais do Programa Wadhwani Opportunity da organização internacional, Wadhwani Foundation.

   O programa, que possui parceria com o Centro Paula Souza por meio da ARInter, tem como objetivo oferecer aos estudantes selecionados um curso on-line que contribua para o desenvolvimento das competências socioemocionais, atendendo às exigências laborais do século XXI.

   Ou seja, aperfeiçoar habilidades e atitudes exigidas para aqueles que estão buscando a inserção no mundo do trabalho.

   Conheça mais sobre o Programa no site da Wadhwani Foundation.

  Obs. Lembrando que as inscrições para os programas ou projetos são pelo site da ARinter.

     Como os alunos de Etecs e Fatecs podem participar dos programas?

   Os programas coordenados pela ARInter são divulgados em editais no site oficial. Nos editais são descriminados os requisitos necessários para candidatar-se ao programa divulgado.


     Quais são os custos destes programas?

   Tudo depende do programa. Cada programa coordenado pela ARInter possui suas características particulares. A melhor forma de compreender os requisitos e custos cobertos por um programa é lendo seu edital.





MAIS INFORMAÇÕES ARINTER:

Site Oficial   |    Editais   |   Facebook   |   Instagram 



Fonte e Imagens - Site e Mídias da ARinter
Desenvolvido por Comunicação Fatec Jaboticabal (Responsável Valeria Zanotti)

Comentários